Dúvidas sobre o comportamento sexual sempre causam angústia aos relacionamentos em qualquer idade. Selecionamos algumas que foram respondidas pelo urologista Márcio de Carvalho pelo site www.ciesma.com.br, o primeiro site paranaense ligado à sexualidade humana, através do qual se pode enviar perguntas que são respondidas por especialistas.
É lenda esta história que mulheres preferem pênis grande. Tem mulher que gosta de homens altos e fortes. Outras preferem homens não tão altos e magros. A preocupação com o tamanho do pênis é mais uma questão masculina do que feminina. Do ponto de vista biológico as estruturas femininas relacionadas ao gatilho do prazer estão localizadas na entrada ou no começo da vagina, áreas que são alcançadas por um pênis pequeno. Aproveitando-se desta insegurança masculina, uma série de sites e clínicas promete que exercícios, extensores e até cirurgias vão fazer o pênis aumentar ou engrossar. Não existe nenhum trabalho científico sério que demonstre que estes realmente funcionem. A Sociedade Brasileira de Urologia não aprova nenhuma dessas supostas técnicas de aumento peniano. Muito cuidado com as informações na internet. Há muita coisa que não é verdade, não funciona e ainda coloca sua saúde em risco. Cuidado também com as clínicas que anunciam curas fantásticas para todos os problemas da saúde sexual do homem. Em geral, os tratamentos são padronizados e seguem um manual básico e os resultados podem decepcionar.
Nervosismo, ansiedade, a cobrança que a gente se faz para um desempenho perfeito, a falta de intimidade, o medo de falhar, tudo isso exerce um peso grande sobre o prazer. Você pode estar vivendo uma ansiedade exagerada pelo pouco tempo de relacionamento. Quando ocorre a falha o peso desse insucesso volta da próxima vez e gera ainda mais nervosismo. Um pouco mais de calma, intimidade, diminuição das cobranças e a descoberta de formas alternativas de prazer, sem ser a penetração, podem ajudá-lo a quebrar este ciclo neste momento.
Ardência ao urinar e vontade de ir ao banheiro com frequência podem indicar uma infecção urinária (cistite). É bom lembrar que a entrada da uretra (canal da urina) é muito próxima á entrada da vagina. Muitas bactérias, mesmo as que habitam o nosso corpo, podem ganhar força, vencer as defesas do organismo, invadir a uretra, subir para a bexiga e provocar uma infecção. O início da vida sexual pode ajudar a quebrar o equilíbrio entre nossas defesas e os organismos microscópicos que vivem nesta parte do corpo, favorecendo o aparecimento de uma infecção. Isto tudo pode ocorrer mesmo se você usou camisinha. Agora, se você não usou, os agentes desta infecção, além da bactéria que causam normalmente esse problema, podem ser os microorganismos que causam uma doença sexualmente transmissível (DST). Uma DST também pode provocar sintomas parecidos com estes. Procure seu médico e nunca se esqueça do preservativo.
Esse é um caso típico de ejaculação precoce ou rápida. Você está, provavelmente, começando a vida sexual, fase de muita excitação, com os hormônios a flor da pele. Você necessita aprender a ter um relacionamento mais tranqüilo e isso vem com o tempo. Agora se isto persistir, mesmo quando você for mais experiente, é necessário procurar ajuda especializada. A mensagem que lhe deixo é que ejaculação precoce tem tratamento.
Normalmente aos 42 anos de idade o homem ainda tem bastante desejo sexual. A libido do homem é bem menos atingida com a idade do que a da mulher quando ela entra na menopausa. Cerca de 10% a 20% dos homens podem ser acometidos pela andropausa, hoje chamada de DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino) que pode causar uma baixa acentuada do desejo sexual. O ideal seria de verificar por um exame de sangue se os hormônios estão em dia. Se constatado uma baixa a reposição hormonal trará de volta o desejo de seu companheiro.
Este medo de morrer fazendo sexo existe sim, e não é só nele. É uma situação bastante citada por homens que tiveram infarto. A grande maioria dos homens não tem risco nenhum, somente medo. A relação sexual é equivalente a subir dois lances de escada. Se ele homem consegue subir os dois lances de escada sem sentir que fez muito esforço, sem desconforto ele pode fazer sexo. Mas a orientação com o cardiologista é fundamental. Outras vezes o problema é ligado mesmo a falta de ereção. O mesmo fator que obstruiu a artéria dele e o levou ao infarto pode também ter obstruído uma artéria do pênis.