DUVIDAS, MITOS E VERDADES SOBRE A IMPOTÊNCIA SEXUAL
  • Impotência sexual e disfunção erétil são a mesma coisa?

Sim, são a mesma coisa, porém disfunção erétil é o termo mais utilizado no meio médico. Significa a incapacidade de conseguir e/ou manter o pênis rígido suficiente para a penetração sexual e ter uma relação sexual satisfatória. Deve ser um fato que se repete, e não apenas um episódio. Esta é uma definição técnica, mas os pacientes tendem a confundir falta de desejo e até ejaculação precoce com impotência.

• Quando devo procurar ajuda médica especializada?

As maiorias dos homens experimentam, em algum momento de suas vidas, incapacidades ocasionais de ereção, usualmente por fadiga, estresse temporário ou consumo excessivo de álcool. Entretanto se esta condição perdura ou interfere com a atividade sexual normal do homem, deve-se procurar ajuda imediatamente. O que mais prejudica uma vida sexual feliz é a desinformação e a dúvida. Estudos têm mostrado que o homem espera em média 4 anos para buscar ajuda no campo sexual. É um sofrimento desnecessário.

• Existe a menopausa do homem?

A menopausa masculina é chamada de andropausa e é caracterizada por alterações qualitativas da ereção, diminuição da freqüência sexual, acompanhada por alterações do humor, diminuição da massa muscular e da densidade óssea. Mas ao contrário do ocorre com as mulheres não há uma alteração importante dos hormônios, sendo que as maiorias dos homens continuam férteis, podendo mesmo ter filhos se assim desejarem.

• Até que idade é viável o tratamento da impotência?

O tratamento da impotência é viável sempre, independente da idade. Depende da vontade do paciente e da existência de uma parceira motivada.

• A impotência pode afetar pessoas mais jovens?

• Cirurgia de próstata causa impotência?

Primeiro é necessário explicar que existem 2 tipos de cirurgia para a próstata. A cirurgia para o tratamento do crescimento benigno da próstata (HPB) tem baixo risco de desenvolver impotência, em torno de 4% para a cirurgia trans-uretral (pelo canal) e de 14% para a cirurgia aberta (com incisão na pele). O risco maior fica para a cirurgia de tratamento do câncer da próstata (prostatectomia radical), com chance de desenvolver impotência em até 80% dos pacientes (principalmente aqueles com idade superior a 55 anos), pela lesão de nervos responsáveis pela ereção. O tratamento do câncer de próstata por radioterapia, ainda que menos traumático, tem também índices de impotência em torno de 70 a 80%. Felizmente, a grande maioria destes casos, cirúrgica ou por radioterapia, são perfeitamente tratáveis.

• Fumar leva a impotência?

Não só o fumo é responsável por doenças cardíacas e câncer, mas quando combinado com certos fatores de risco, seus efeitos nocivos sobre a função erétil peniana aumentam consideravelmente. Por si só a nicotina tem um efeito negativo sobre a ereção, dificultando o relaxamento peniano. Além disso, os fumantes têm mais aterosclerose que a população geral e, conseqüentemente, podem ter estreitamentos arteriais que comprometem a ereção definitivamente. O fumo é um dos principais fatores da impotência vascular (impotência causada por fluxo insuficiente de sangue ao pênis).

Urologista e Andrologista

Dr. Márcio Carvalho
CRM/PR 12020 | RQE 6499
Marcio Carvalho é Cirurgião Urologista e Andrologista, Ex Médico Assistente Estrangeiro dos Hôpitaux de Paris/Groupe Hospitalier Cochin, Serviço de Urologia do Renomado e Saudoso Professor Bernard Débre, nos anos de 1993 e 1994. Atua na Área de Medicina Sexual com grande experiência na realização de Cirurgias de Próteses Penianas. Atua com domínio abrangente nas áreas de Disfunção Erétil, Reabilitação [...]